Qual a diferença entre um profissional e um amador

Atualizado: Set 5



Não importa o que te digam ou mesmo o que você pensa, a abismal diferença entre um profissional e um amador não é apenas o você quer fazer, ou apenas a quantidade de serviço que você vai gerar ou de dinheiro que você pode ganhar com sua atividade, mas o que tonará você um profissional será a sua identidade e a sua postura prática diante do mundo.


Portanto, ser um profissional te custará tudo e você terá que lutar diariamente para não deixar te convencerem do contrário. Nem mesmo você, que invariavelmente é quem sofrerá as consequências do amadorismo.


Mas, Alessàndro, qual a diferença ente um profissional e um amador?


Já vamos falar sobre isso, antes eu gostaria que você me conhecesse um pouquinho: Meu nome é Alessàndro B Machado, eu fui empresário por quase 30 anos e hoje me dedico a formar e conectar empreendedores no mundo inteiro empreendendo com saúde e qualidade de vida. Clique AQUI e veja quem sou eu desde 2018, quando mudei radicalmente a minha vida profissional e pessoal.


Reflita comigo: imagine que você fará uma viagem de avião e quando o comandante se manifestar ele falará:


“Sejam muito bem-vindos à bordo deste voo. Eu sou o comandante Fulano de Tal e gostaria de informar que eu passei os últimos anos da minha vida assistindo documentários sobre aviões comendo pipocas no confortável sofá da minha casa ao invés de frequentar o curso de pilotagem de aeronaves.”

Tá bom, você se sentiria seguro em entregar a sua via nas mãos de quem se diz formado por ver filmes sobre o assunto, não seria esta uma cena minimamente caricata?


Portanto, toda pessoa que almeje qualquer coisa na vida deve se empenhar ao máximo, não o seu máximo, mas o máximo de tudo para ser um profissional de excelência. Do contrário será um amador “brincando” de profissional.


Você sabia que as mulheres dão show no marketing de relacionamento?

Não se trata de você dar o seu melhor, aqui é dar o seu “sangue” para ser melhor um dia após o outro e mensurar seu desenvolvimento de período em período. Se você fizer isso você verá sua evolução contínua e isso lhe dará força para continuar.


Ok, e quando eu serei o melhor profissional na minha profissão?


Nunca, não temos o direito de achar que já somos bons o suficiente simplesmente porque conhecimento não tem limite e é exatamente neste ponto que, dia após dia, vamos alcançando níveis superiores de evolução.


O comandante de aeronave mais antigo ainda não é o comandante que sabe tudo, ele é somente um comandante mais experiente em relação ao que começou depois. Você compreende a mensagem que desejo transmitir?


De novo e em outras palavras: se você quiser ser um profissional não basta ter boas intenções, você precisa buscar teoria e prática a cada momento de sua vida. Sem parar!


E você sabe por quê? Porque teoria sem prática é desperdício e prática sem teoria é irresponsabilidade!

Se você quiser ser um profissional, até mesmo em seus relacionamentos amorosos, você deverá abandonar o amadorismo improdutivo, você deve aprender a não negociar algumas coisas e a ceder para tantas outras. Paradoxal, né?


Com o tempo você perceberá que se você quiser mesmo ser um profissional você precisará fazer disso uma obsessão real e ininterrupta.


Devemos fazer isso sem procurar atalhos, sem esconder vergonhas, sem fingir para nós mesmos e para os outros que nossos resultados são mais que realmente são.


Somos medidos pelos resultados que entregamos e não pelas promessas que fazemos!

Eu mantenho sempre em mente que não há uma mágica que possa me colocar como um profissional de excelência, que essa busca não tem fim e seguirei assim até o último suspiro. Espero que você também se convença disso.


Mais do que ser disciplinado, eu devo identificar e me livrar dos meus maus hábitos. Assim vou transformando amadorismo em profissionalismo e ainda com a consciência de que a disciplina não é uma regra única, eu ouso afirmar mais que isso:


É preciso excluir hábitos ruins. Isso é o que realmente pode me ajudar a tornar-me melhor. Um profissional em desenvolvimento diariamente.


Não sejamos medíocres. Não podemos alimentar maus hábitos como nos encher de desculpas, nunca sermos acessíveis, nos obrigar a ser multitarefas, dizermos sim, sempre, auto criticarmo-nos sem razão, nos satisfazermos só com a perfeição, adiarmos projetos pessoais, nos importarmos tanto com tudo ou todos.


Você quer ser um Profissional? Comece agora e não pare nem quando você pensar que todos os seus recursos acabaram!

Você sabia que muitas pessoas param quando conseguem algo simples e que aqueles que crescem são aqueles que entendem objetivos como conquistas temporárias?


Mais do que ter um objetivo é preciso ter processos (procedimentos) claros e repetíveis. Criar uma cultura de aperfeiçoamento não é pensar que você vai se tornar bom em tudo, mas é conseguir ter frequência em realizar bem seus círculos de competências.


Não menospreze quem seus mentores e não escolha amadores para o serem!

Uma boa maneira de aprender rápido é recebendo orientações constantes — não de amadores — porque é por meio dessas orientações que podemos identificar pontos fracos e buscar mais conhecimento. Não valorize o desempenho isolado, abrace pessoas que valorizem a sua constância.


Busque compreender o que realmente faz a diferença entre um profissional e um amador!


O que é fracasso realmente? Muitas pessoas desistem ao primeiro sinal de problema e conjecturam serem um fracasso ao invés de ver o fracasso como parte do caminho para o crescimento contínuo e é o conhecimento por meio de experiências que aumenta as chances de alcançar resultados verdadeiros. Você deve ter certeza disso.


Jogo é jogo, treino é treino. Não adianta encarar uma atividade apenas querendo praticar e se divertir, é preciso doses gigantescas de pré-disposição ao desconhecido para identificar pontos forte e aprimorá-los. Somente assim você poderá concentrar energia para ter consistência.


Não seja dono da verdade, nem confie em que afirme ser. Comumente vejo pessoas pensarem que concentrar conhecimento é obter poder, na verdade é quando transmitimos experiências, sabedoria e conselhos que acabamos por ter de volta mais expertise.


Analise resultados concretos. Não existe crescimento crendo que estamos sempre certos. Não adianta focar a vida apenas no que conhecemos no primeiro nível de experiência, devemos aprender a reconhecer outros níveis que construam ou destruam nossas convicções.


Não conte com a sorte. Não é possível edificar resultados relevantes apenas acreditando que tudo é consequência do nosso próprio esforço, devemos saber que nem toda sorte é mensurável. Se focarmos apenas em resultados de curto prazo, ignoraremos resultados de longo prazo. Pense sempre holisticamente.


Descentralize. Quando descentralizamos as nossas ações e tomamos decisões relevantes com base no conhecimento de outras pessoas temos uma grande hipótese de incluir indivíduos e dividir as responsabilidades com eles.


Seja consistente, tenha um planejamento diário. De nada adianta correr muito, devemos focar no caminho todo, ainda que não o vejamos até o final. Reflita sobre ideias impulsivas, invalide o que for necessário com coragem. Crie possibilidades para gerar probabilidades.


No geral, devemos nos certificar do básico, trabalhar com antecedência, gerenciar as vulnerabilidades, cuidar de nós mesmos de verdade, falar com pessoas, sermos ensináveis e duplicáveis, aprimorar habilidades, anotar ideias, fazer perguntas, aprender o que é permitido e o que é proibido, criar rotinas de aprendizado e estarmos bem-informados. Bem-informados e não muito informados do que não serve para nada.


Concluindo: Não devemos ser amadores ao pensarmos que a realidade é o que queremos ver, mas devemos fazer da mais pura sinceridade da verdade a nossa realidade. Não sejamos amadores de fugirmos de desentendimentos por pensarmos que são ameaças, mas devemos ver tudo como uma oportunidade de aprendizado.


Isso é ser profissional e deixar para os outros o amadorismo.


Namaste.


Alessàndro B Machado, doTERRA desde 2018.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo