O relógio que controla nossas funções vitais



O ciclo ou ritmo circadiano é o nosso relógio biológico, ele é quem controla o nosso ritmo vital e inúmeras funções do nosso organismo. Eu o considero o relógio que controla nossas funções vitais.


O mais incrível é que até 2018 eu nunca tinha visto nada sobre este assunto, mas hoje assuntos como este e outros ligados a saúde natural são essenciais na minha vida.


Clique AQUI e veja quem sou eu desde 2018.

A partir do ritmo circadiano, todos os nossos processos fisiológicos são comandados para realizarmos as funções de acordar, ter fome, ficar ativo (em estado de alerta normal), ter sono, e assim por diante.


Ele se repete regularmente aproximadamente a cada 24 horas. este processo regula, por exemplo, os padrões de atividade dos animais e vegetais.


No entanto, é nos seres humanos que são encontrados ritmos circadianos materiais bem como muitos ritmos psicológicos.


Você sabia que o sono é uma das funções mais importantes para nossa saúde física e emocional? Clique AQUI e veja mais sobre!

Em nós, seres humanos e outros animais mamíferos, este relógio circadiano (relógio biológico) central está localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático, no hipotálamo na base do cérebro, acima das glândulas pituitárias.

Curiosamente, os ritmos circadianos são observados mesmo quando o ser vivo, animal ou vegetal, é isolado em um ambiente artificial constante, sem que haja referências ambientais sobre o dia ou a noite externos. são ambientes controlados, para garantir que o ser não tenha nenhuma referência se é dia ou noite.


Nessas condições, pode-se afirmar que o ritmo circadiano está em livre-curso, já que está sendo expresso de forma intrínseca, sem ser induzido ou sincronizado por fatores externos.


Portanto, os ritmos circadianos são ritmos diários endógenos, gerados a partir de processos fisiológicos conhecidos como relógios circadianos.


Devemos concluir, portanto, que negligenciar este relógio biológico é ir contra os processos naturais da vida.


Espero que você tenha gostado destas informações.


Gratidão.


Alessàndro B Machado, doTERRA desde 2018.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo