Como ter um sono restaurador!



Eu amo dormir e sempre disse isso abertamente aos meus amigos e amigas. Entretanto, muitas vezes eu ouço que dormir é perda de tempo. Pois é, não se iluda, uma a vida saudável começa com uma noite de sono restaurador.


Se você quiser ter um dia produtivo, ser uma pessoa saudável e bem-humorada vou te mostrar como ter um sono restaurador.


Veja também: Por que Nós Dormimos e Como Dormir Melhor

Eu não sei você, mas com boas noites de sono eu me sinto muito mais descansado mental e fisicamente e aprendi com meus estudos que o sono é fundamental para o funcionamento do meu organismo.


Você sabia que um sono restaurador envolve cascadas hormonais e diversas outras funções biológicas?


Pois é, neste texto vou mostrar para você algumas dicas para dormir melhor, ter o famoso e benéfico sono restaurador. Espero que isso convença aqueles que dizem que dormir é perda de tempo!


A escuridão absoluta


A melatonina, que é o hormônio responsável pela indução e manutenção do sono, é produzida em resposta à escuridão total.


Mas, Alessàndro, o que é a melatonina? A melatonina é hormônio do sono, ela é uma substância “fabricada” à noite, no escuro absoluto pela glândula pineal, localizada no centro do nosso cérebro.


A melatonina é produzida pela glândula pineal, sintetizada a partir da serotonina que produzimos durante o dia. Portanto, para termos uma boa produção de melatonina devemos ter um dia produtivo, praticar exercícios físicos leves e sermos bem-humorados.


Em outras palavras, o nosso cérebro libera mais melatonina conforme a escuridão. O contrário disso é que ele tende a liberar menos melatonina quando nos expomos à luz comum.


Então, quando formos dormir, é ideal que todas as luzes estejam apagadas e as janelas/cortinas sejam fechadas. Pois, quanto mais escuro o ambiente, melhor dormiremos.


As luzes vermelhas


Dentre todas as cores, a luz vermelha de baixa intensidade é a única que pode não atrapalhar a produção de melatonina. Mas, não exagere em luminosidade e evite muitos aparelhos com leds vermelhos no seu quarto.


Eu não tenho nenhum aparelho eletrônico no meu quarto e 1 hora antes de ir dormir eu desligo totalmente o meu aparelho de celular.


Então, antes de eu ir dormir eu evito muita exposição à luz, porque a melatonina (hormônio responsável pela indução ao sono) é liberada em resposta à escuridão total e eu opto sempre pela luz vermelha de baixa intensidade se eu precisar enxergar alguma coisa.


Eu evito os eletrônicos


Você sabia que as luzes emitidas pelos eletrônicos tem um comprimento de onda azul que interfere em nosso ritmo circadiano, atrasando e até interrompendo a produção de melatonina de noite?


Que a interrupção na liberação de melatonina pode levar à insônia e sono não restaurador?


Por isso, evite a todo custo utilizar eletrônicos antes de dormir, e nunca os deixe próximos de sua cama! Muito menos se estiverem carregando.


Eu os deixo no modo “Night Shift” (tela amarelada) após 19hs. Principalmente o meu celular, já que eu não vejo televisão há muitos anos.


Eu uso óleos essenciais e chás


Plantas e flores como lavanda, jasmim, camomila, sândalo havaiano e valeriana podem auxiliar a qualidade de seu sono.


Minha dica é consumir chás destas plantas e/ou utilizar estes óleos essenciais antes de dormir e eu prefiro os chás feitos com os óleos essenciais com CPTG - Certificado de Pureza Testada e Garantida doTERRA.


Outro aspecto muito importante para uma noite de sono restauradora é nunca ir dormir de barriga cheia, procure se alimentar de alimentos leves umas três horas antes de ir para a cama.


Eu faço uma faxina mental


O estresse, a ansiedade e a hiper-estimulação do nosso cérebro afetam grotescamente e negativamente a qualidade do nosso sono.


Quando eu vou para a cama eu medito sendo grato e penso somente em coisas boas. Nunca vá dormir pensando em problemas, isso é extremamente prejudicial para sua a saúde física, mental, emocional e espiritual.


Para me ajudar, eu ouço mantras e faço uma meditação guiada. Nada melhor do que uma mente limpa e positiva para uma noite de sono restaurador.


Bom, espero que você tenha gostado das dicas de como ter um sono restaurador e que você seja feliz!


Namaste.


Alessàndro B Machado, doTERRA desde 2018.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo