Como ter mais tempo para viver melhor


Como ter mais tempo para viver melhor

Você tem tempo para #descansar, se #divertir e #estudar novos assuntos? Eu tenho e por isso resolvi mostrar para você como você pode ter uma vida mais produtiva e ao mesmo tempo ter qualidade de vida.


Clique AQUI e veja quem sou eu desde 2018, quando mudei radicalmente de vida pessoal e profissional para ter mais vida e mais prosperidade.

Mas, Alessàndro! Como ter mais tempo para viver melhor?


Vou te mostrar uma das técnicas que uso no meu dia a dia e que me proporciona levar uma #vida com tempo de sobra e mesmo assim ser #produtivo.


O método que uso é o (Getting Things Done) descrito no livro A Arte de Fazer Acontecer, do consultor em #produtividade David Allen.


Esse sistema tem por objetivo eliminar os “circuitos abertos”, que são aquelas #preocupações que ficam em nossa cabeça mesmo quando estamos fazendo outra coisa e impedem que o nosso trabalho flua.


Para isso, David Allen definiu etapas específicas, que podem ser um pouco difíceis de alcançar. No entanto, uma vez que “pegamos o jeito”, nossa vida fica bastante produtiva.


Antes de começar, escolha onde você escreverá as sua tarefas, que pode ser, por exemplo, um aplicativo como o Outlook ou mesmo uma agenda.


Eu uso o Outlook desde 1995.

Vamos lá?


1: colete informações


Anote na sua plataforma escolhida todas as tarefas que você precisa realizar.


Eu separo um momento antes da minha semana começar. Incluo também as tarefas pessoais, já que eu sou um só.


2: processe todas as informações


Eu inicio entendendo cada uma das tarefas mais profundamente. Pergunto a mim mesmo “Eu preciso fazer algo sobre isso?”.


Assim, eu já começo eliminando muita coisa que poderia ocupar minha #energia #mental à toa.


Depois, decidi sobre a priorização das tarefas. Tudo o que for simples e rápido, como responder um WhatsApp, eu faço primeiro.


Também classifico essas tarefas na lista de “feita em poucos minutos”.


Você sabia que a nossa vida é regida por terceiros?

No entanto, seria um sonho classificar tudo o que temos que fazer dessa forma. Nossa vida é cheia de tarefas complexas, cheias de requisitos e subtarefas.


Essas devemos colocar na lista de “projetos”. Nesse caso, eu estudo cada uma delas com mais profundidade e defini as tarefas para cada projeto. Ao executá-las, eu me concentro em uma tarefa de cada vez.


Como tudo está anotado no meu Outlook, eu não preciso ficar se lembrando delas enquanto faz. Basta eu finalizar a atual e passar para a próxima.


Também faz parte do processamento de informações organizar as tarefas sempre que o dia começa. Assim, eu não me perco.


Além disso, é preciso priorizar. O ideal é fazer isso por contexto. Por exemplo, se é preciso que eu faça várias ligações, faço todas de manhã. Dessa forma, fica mais fácil passar de uma tarefa para a outra.


3: execute


Depois que eu listei, categorizei e priorizei todas as minhas tarefas, é hora de eu começar a trabalhar. Se alguma tarefa estiver travando meu fluxo de trabalho, passo para a próxima.


4: revise tudo semanalmente


Esse hábito é primordial para quem quer viver bem e ser produtivo. Toda semana, eu checo todas as tarefas e reorganizo-as. Dessa forma, essa técnica de produtividade se torna uma rotina.


Com isso, eu sou mais produtivo e vivo sem estresse!


Com essas técnicas de produtividade, além de otimizar o meu precioso tempo, eu consigo reduzir o estresse. Assim, eu estou mais realizado no fim do dia e posso aproveitar o tempo vago.


E você, como organiza seu tempo?


Alessàndro B Machado, desde 2018 desenvolvendo e conectando empreendedores em vários países.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo