Como empreender após a pandemia global?

Atualizado: 18 de jul. de 2021


Dúvidas como: como nossos negócios podem se adaptar ao que os consumidores desejam atualmente? Como empreender após a pandemia global? Estão assolando a cabeça dos empreendedores e neste artigo vou dar um pouco da minha contribuição para ajudar você nesta reflexão.


Antes de falar sobre como empreender após a pandemia global eu gostaria que você me conhecesse: meu nome é Alessàndro B Machado, fui executivo do mercado corporativo por quase 30 anos, com conhecimentos em Gestão Estratégica, Física Quântica, Cosmologia e desde 2018 Terapeuta Holístico e Empreendedor Líder Global na doTERRA.
Clique AQUI e veja quem sou eu desde 2018.

Uma infinidade de empreendedores me pergunta: como será o futuro pós-pandemia para quem é um pequeno ou um médio empreendedor? Eu sempre digo que o momento será oportunidade para superar os desafios, e o tempo voa.


A dúvida, no entanto, segue adiante. O que não devemos mais fazer como antigamente?

O que não podemos perder de vista é que o comportamento dos clientes mudou definitivamente e mudanças significativas passaram a fazer parte do cotidiano de quem empreende.


Portanto, algumas reflexões devem fazer parte da vida dos empreendedores. Vejamos:


  • Transformação digital,

  • Boom do e-commerce,

  • Aumento do número de consumidores digitais,

  • Retração do mercado.


Diante de tudo isso, quais mudanças devem permanecer latentes no mercado, mesmo com o fim da pandemia?


Esse é o próximo desafio dos empreendedores nos nos meses e anos que virão: devemos nos antecipar às novas mudanças e nos adequarmos…

A pandemia trouxe inúmeras mudanças. Conforme uma pesquisa global feita pelo Edelman Trust Barometer, educação, saúde e combate à pobreza são o topo das prioridades dos brasileiros.


Nesta mesma pesquisa eles trouxeram uma grande, mas não tão nova informação: Enquanto o mundo todo parece nublado pela desconfiança e desinformação, há um vislumbre de esperança nos negócios. Negócios privados.


O Edelman Trust Barometer ainda mostra que as empresas privadas não são apenas as instituições mais confiáveis entre as quatro estudadas, mas também as únicas confiáveis com níveis de confiança em torno de 61% em todo o planeta, e a únicas vistas como competentes e éticas.


Por outro lado, os clientes estão mais acanhados em gastar seu rico e suado dinheiro. Diante de um cenário de tantas inseguranças, a busca pelo controle das finanças tem se destacado no mercado. E assim deve permanecer até que a dinâmica econômica e política entre novamente no eixo.


Para ser um empreendedor de sucesso deveremos ir além dos negócios!


As empresas privadas (diga-se empreendedores) ganharam uma nova responsabilidade: promover mudanças significativas para a construção de um mundo melhor e mais justo. Isso porque essa é a nova expectativa que o cliente moderno atribui aos negócios e a seus gestores.


Deste modo, questões ambientais e sociais, busca por transparência, empatia e credibilidade estarão em alta. Aqueles empreendedores que pautarem sua atuação com base nesses valores certamente conquistarão uma boa parcela de mercado.


Você tem algumas dicas de como empreender após a pandemia global? O seu negócio, como tem se adaptado a estes novos tempos? Quais os próximos passos que você está desenhando por aí?


Vamos nos conectar pelo Instagram e falar mais sobre temas como este? Clique AQUI, me adiciona e me manda um “oi” pelo direct.


Alessàndro B Machado, doTERRA desde 2018.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo